Veja abaixo alguns procedimentos que dão ao leitor maior controle sobre o modo como interpreta um texto.
1. PASSO - Identificar o tema do texto.
De que trata o texto lido?
2. PASSO - Elaborar uma síntese do texto.
Selecionar e organizar as informações; os argumentos e as conclusões mais importantes do texto.
3. PASSO - Organizar as próprias idéias com relação aos elementos relevantes.
Posicione sobre o que foi tematizado.
4. PASSO - Estabelecer relações entre os elementos relevantes e entre eles e outras informações de que o leitor disponha.
Procure responder as seguintes questões:
Os elementos relevantes são complementares? Por quê? Opõem-se? Por quê? Subordinam-se? De que maneira?
5. PASSO - Interpretar os dados e fatos apresentados.
Procure responder a seguinte pergunta: Que sentido faz o que eu acabei de ler? Ou seja: considerados todas as informações, os argumentos e as conclusões identificados. Qual é o sentido fundamental do texto?
6. PASSO - Elaborar hipóteses explicativas para fundamentar a análise do texto.
Veja que alguns textos já trazem hipóteses explicativas para os dados apresentados.
Verifique se você concorda com elas.
Posicione sobre o que foi tematizado.
4. PASSO - Estabelecer relações entre os elementos relevantes e entre eles e outras informações de que o leitor disponha.
Procure responder as seguintes questões:
Os elementos relevantes são complementares? Por quê? Opõem-se? Por quê? Subordinam-se? De que maneira?
5. PASSO - Interpretar os dados e fatos apresentados.
Procure responder a seguinte pergunta: Que sentido faz o que eu acabei de ler? Ou seja: considerados todas as informações, os argumentos e as conclusões identificados. Qual é o sentido fundamental do texto?
6. PASSO - Elaborar hipóteses explicativas para fundamentar a análise do texto.
Veja que alguns textos já trazem hipóteses explicativas para os dados apresentados.
Verifique se você concorda com elas.
Fonte:
ABAURRE, M. L. M.; ABAURRE, M. B. M.; PONTARA, M. Português 1: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: FTD, 20--. ISBN 978-85-16-06106-7.