Conjunção é a palavra ou expressão que relaciona duas orações ou dois termos de mesmo valor sintático.
As conjunções estabelecem nexos lógicos entre as orações. Elas são, portanto, um dos elementos essenciais para que um texto seja coerente e coeso.
Duas ou mais palavras que, juntas, exercem o papel de conjunção são chamadas de locução conjuntiva: já que, se bem que, a fim de que, etc.
"Já que você fechou a loja mais cedo, venha comigo ao shopping".
Classificação das conjunções:
Conjunções coordenativas - ligam palavras ou orações de mesmo valor ou função.
Veja as principais conjunções coordenativas e o tipo de relação que estabelecem:
ADITIVAS - e, nem (e não) -> estabelecem adição, soma.
ADVERSATIVAS - mas, porém, todavia, contudo -> estabelecem oposição, contraste.
ALTERNATIVAS - ou, ou... ou, já... já, quer... quer -> estabelecem separação, exclusão.
CONCLUSIVAS - logo, pois, portanto, por isso -> estabelecem conclusão.
EXPLICATIVAS - que, porque, porquanto, pois -> estabelecem explicação, justificativa.
Conjunções subordinativas - inserem uma oração na outra, estabelecendo entre elas uma relação de dependência.
Veja as principais conjunções subordinativas e o tipo de relação que estabelecem:
CAUSAIS - porque, como, visto que, já que -> estabelecem causa, motivo, razão do efeito.
COMPARATIVAS - como, que, assim como, (mais, menos) do que -> estabelecem comparação.
CONCESSIVAS - embora, ainda que, se bem que, mesmo -> estabelecem concessão.
CONDICIONAIS - se, caso, contanto que, desde que, a menos que -> estabelecem condição.
CONFORMATIVAS - conforme, como, segundo -> estabelecem conformidade.
CONSECUTIVAS - (tal, tão, tanto) que, de modo que -> estabelecem conseqüência.
FINAIS - para que, a fim de que, que -> estabelecem proporção.
PROPORCIONAIS - à proporção que, à medida que -> estabelecem proporção.
TEMPORAIS - quando, antes que, depois que, logo que -> estabelecem tempo, momento.
Fonte:
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Gramática: texto, reflexão e uso. 2. ed. São Paulo: Atual, 2004.
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Gramática: texto, reflexão e uso. 2. ed. São Paulo: Atual, 2004.